A importância do Live no Instagram para o marketing

A importância do Live no Instagram para o marketing

Com mais de um bilhão de usuários em todo mundo, o Instagram já está chegando na casa de um milhão de usuários ativos só no Brasil. E pra confirmar o que digo, a pesquisa realizada pelo OpinionBox, informa que 63% dos usuários brasileiros tem o hábito de conferir seu perfil repetidas vezes durante o dia. Um recurso muito bacana ajuda e muito a contribuir com esse hábito: a famosa “LIVE” ou transmissão ao vivo. E qual a importância dessa transmissão ao vivo para o marketing? É o que vamos descobrir agora!

Fique ligado, pois no decorrer deste post você vai aprender algumas coisas importantes sobre este poderoso recurso:

  • um passo a passo de como fazer uma live ou transmissão ao vivo no Instagram;
  • porque as lives do Instagram são tão importantes para as empresas;

Como realizar uma live no Instagram

Para realizar uma live ou transmissão ao vivo no Instagram, siga os seguintes passos:

  1. Toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo do aplicativo.
  2. Na parte inferior da tela (abaixo do botão de captura), rotacione as opções, selecione “Ao vivo” e clique em “Iniciar vídeo ao vivo”.
  3. Logo em seguida, seus seguidores receberão uma notificação alertando sobre a transmissão. O número de pessoas visualizando é exibido no canto superior da tela, e os comentários são exibidos na parte inferior. Para transmitir em conjunto com outro usuário, clique no ícone com dois rostos na barra inferior. Se você quiser também pode transmitir para grupos, clicando no ícone de seta. Já para bloquear os comentários, basta clicar nas reticências e “Desativar comentários”. Para encerrar o vídeo ao vivo, basta selecionar “Encerrar”.
  4. Você também pode salvar o vídeo clicando na opção “Salvar” depois do encerramento. Além disso, o conteúdo pode continuar disponível no Stories durante 24 horas. Para isso, clique em compartilhar. Para deletá-lo imediatamente, clique na chave e, a seguir, em “Descartar”.

A importância do Live no Instagram para o marketing

Porque as lives são importantes para o marketing?

Pode até parecer uma brincadeira fútil ou sem propósito, mas realizar lives são importantes para promover o seu negócio! Vou lhe apresentar alguns argumentos para tentar lhe convencer.

O Instagram possui um algoritmo que procura priorizar os vídeos realizados em streaming. É por isso que afirmo da importância deste recurso, pois diferente de qualquer outro tipo de publicação, seus seguidores serão instantaneamente notificados quando você iniciar uma live.

Aproveite o momento pois este é um formato que está em crescimento, e é por isso que as transmissões ao vivo chamam mais atenção. Mas é evidente que este não é o principal motivo para o sucesso das lives.

Se pararmos para pensar porque as lives atraem a atenção das pessoas, vamos descobrir que este recurso aproxima as pessoas. Quando um usuário assiste uma live de um evento cultural, por exemplo, ele reproduz a experiência e a sensação similar de quem está realizando a transmissão. Isto acontece também com lives de palestras, aulas, lançamentos ou qualquer outro momento especial.

Viu como a LIVE no Instagram pode ser um recurso indispensável e importantíssimo para seu negócio? Tudo isso faz parte do Marketing de Relacionamento.

A partir do momento que uma empresa consegue usar os recursos digitais para compartilhar experiências de valor com seu público, ela humaniza a marca e consegue o que talvez seja o elemento mais importante para o sucesso de sua estratégia: engajamento.

Seguidores engajados em uma transmissão ao vivo fazem perguntas, trazem opiniões, curtem o conteúdo e interagem com as respostas.

Veja também outros dados relevantes sobre as LIVES do Instagram:

  • As pessoas gastam 8 vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que gravados (Tubular Insights);
  • 80% dos usuários preferem assistir vídeos corporativos ao vivo do que ler um blog post (New York Magazine) ;
  • 82% dos usuários preferem vídeos do que posts sociais regulares (New York Magazine);
  • O tempo médio gasto no consumo de vídeos em dispositivos móveis é 2.8 minutos para vídeos gravados e 3.5 minutos para transmissões ao vivo (LiveStream);
  • O consumo de vídeos ao vivo cresce 113% ao ano, mais do que qualquer outro formato de vídeo (AdMarketing).

Acredito que a partir de agora, você verá com outros olhos este poderoso recurso e acredito que será importante para você ou seu negócio!

Via MLabs

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